top of page

Mundo da Adoção

04.03.2021

Adoção é só para os fortes!

Aline Santana

Quantas vezes você já ouviu dizer que adoção só dá errado? Que quando os filhos crescerem serão ingratos e virarão as costas para quem os criou? Que a pessoa que está esperando seu filho ou filha está procurando sarna para se coçar e vai criar "filho dos outros".

 

É minha amiga, eu, "do lado de cá", já ouvi muitas vezes e esse é um dos motivos de eu estar aqui, falando de adoção para você!

 

Antes de pensar em adotar, é preciso despir-se dos preconceitos!

 

Quando se olha para qualquer coisa com uma história única, esse olhar pode estar carregado de preconceitos e estereótipos. Uma visão carregada assim está errada? Pode até não estar, mas talvez esteja carregada disso tudo justamente por estar incompleta, uma vez que está sendo enxergada apenas por um ponto de vista.

 

Além disso, a maternidade, seja ela por qualquer meio, nos obriga a olhar para um lugar que muitas vezes estava lá, escondidinho. Sabe o que poderia estar embaixo do tapete? Os filhos pulando e espalhando ela por todo o lado. Na adoção não é diferente e se quem adota além de dar conta da sua poeira, tem que dar conta da poeira do outro também.

 

É por isso que a adoção é só para os fortes. Sim, você não leu errado. Só para os fortes!

 

Os filhos chegam na nossa vida carregando uma lanterna e jogando luz onde há sombra e por isso que ser mãe tem muito a ver com a história que carregamos, das filhas que fomos. O primeiro passo é estar em dia com nossas histórias.

 

A construção de relações de parentalidade adotiva, passa por momentos de identificação e estranhamento, que podem ser tensos pois há de um lado o desejo de ser mãe com a aceitação de um desconhecido como filho(a) e do lado da criança o desejo de ser filho(a) e o medo de uma nova rejeição.

 

E sim, a adoção é para os fortes, para quem está disposto a encarar essas sombras internas, para quem está disposto a respeitar a história de quem chega,  para quem está disposto a enfrentar a transformação.

 

A adoção é para fortes, é para quem se entrega!

 

A adoção é para quem enfrenta o grande desafio de olhar para dentro e perceber que algumas coisas precisam morrer para reviver e depois florescer.

 

Até breve, no dia 04/04 eu volto pra nós aprofundarmos um pouco mais neste mundo!

 

Aline Santana, Psicóloga, Idealizadora do espaço @mundodaadocao no Instagram

Aline Santana
Bahia - Brasil
Colunista

Sou Aline Santana, Natural de Salvador, uma Analista de Sistemas que virou Psicóloga pelo amor a causa da adoção, mãe de Miguel, uma criança linda que me ensina todo dia o poder do afeto e esposa de William.

Atuo como Psicóloga Infantil e da Adoção. Apaixonada pelo tema, estou nesse mundo como estudiosa do assunto desde 2012, participando de ações voluntárias, trabalhos terapêuticos em grupo e individual, grupos de apoio e trabalhos acadêmicos.

Sou especialista em Clínica Psicanalítica com formação em grupos terapêuticos e dinâmicas de grupo e relações interpessoais.

Acredito que todos os filhos precisam ser adotados, sejam eles biológicos ou não, por isso escolhi trabalhar com o fortalecimento dos vínculos, preparação e suporte a pais e filhos no processo da adoção consciente.

Para mim a conexão que fazemos com uma criança reflete no adulto que ela vai se tornar.

aline santana.jpeg
bottom of page